terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Vamos falar de amor E OS PERIGOS de um relacionamento que NÃO TEM AMOR.




Vamos falar de amor.

Quando a gente encontra o amor, tudo fica colorido e completo, correto?
Errado!
Existe amor e paixão, a paixão é algo bom e devemos vive-la, é ela que nos faz sair correndo do trabalho pegar um transito com um sorriso de orelha a orelha e nos motiva a aguentar horas só para ver a outra pessoa por 2h a 3 horas, ou dorme mal, dorme pouco, viajamos cansados, e tantas outras coisas, e mesmo assim nos sentimos bem. Mas como a ciência mesmo explica depois de 3 a 5 anos a paixão acaba. E agora? O que fazer?

Vamos resumir o que é amor. (claro que estou falando do amor romântico).

Amor não arrebata ninguém, ele é construído. São duas pessoas querendo fazer dar certo, admirando as qualidade e tolerando os defeitos.
Exemplo, uma mulher vê em um homem que não consegue falar te amo, mandar flores ou abrir a porta do carro, o cuidado quando ela esta doente e ele cuidar da casa e levar comida na cama. Comprar os remédios e levar com um copo com água pare ela não perder a hora. Passar no mercado e comprar aquele chocolate que ela gosta, ir ao restaurante favorito dela, ou seja, mesmo ele não verbalizando que ama, ele mostra que a ama, e para ela tudo bem entender que não poderá muda-lo, mas aceita ele do jeitinho que ele é (estamos falando de essência, existem erros que podem e devem ser mudados). E coloquei apenas um exemplo, existem milhares de outras formas de mostrar que ama.

Amor é passar 5 anos com a pessoa e a paixão acabar, e mesmo assim olhar para a pessoa e pensar: TENHO O MELHOR COMPANHEIRO QUE EU POSSO SONHAR. ESTAMOS JUNTOS FOCADOS NO MESMO OBJETIVO. Passar mais 10 anos e continuar a pensar: TENHO O MELHOR COMPANHEIRO QUE EU POSSO SONHAR. ESTAMOS JUNTOS FOCADOS NO MESMO OBJETIVO

RISCOS DE UM RELACIONAMENTO SEM AMOR.

Claro que na hora da paixão (muitos de nós) esquecemos de avaliar sinais importantes para ver se vai ser amor ou não. Vou listar alguns sinais vermelhos que devemos observar quando conhecemos alguém.

(Os tópicos abaixo acontecem no inconsciente na maioria das vezes, mas geram grande desconforto a quem esta ao lado dessa pessoa).


Pessoas inseguras ou muito ciumentas podem ter como fundo coisas do tipo:
- Medo de traição
Porque já foi traído e “desconta” na pessoa atual a raiva do relacionamento atual, “culpando” o companheiro pelo fracasso do outro relacionamento, como se estivesse “descontando”.
- Controle
Ou tem medo de “perder” o controle, e na cabeça da pessoa, o controle sobre a outra pessoa é importante, porque assim ela sabe como “manter as coisas nos trilhos”. Geralmente pessoas assim tem “desordem” na família. Sabe aquela família que o filho manda na mãe/pai, que os netos tem mais voz que os avós, então, são pessoas que tomaram um lugar QUE NÃO SÃO DELES, e sentem um vazio imenso dentro de si mesmos. E quando se relacionam, são extremamente autoritários.
- As que JOGAM EM CIMA do outro a culpa que eles mesmo tem dentro de si.
Aquele tipo de pessoa espelho, cobra do outro fidelidade, mas a pessoa não é fiel. Não quer que a mulher use certos tipos de roupas na rua, porque ele na rua OLHA COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ para mulheres com aquele tipo de roupa.
OU seja, cobra do outro o que ele não é, como se pudesse se esconder atrás de uma pseudo “santidade”. São especialistas em tirar o foco de si para culpar o outro.
- O DA TROCA
Aquele tipo de pessoa que sempre troca, nunca esta sozinho. namora, casa, mas conhece alguém, trai e troca. Essas pessoas são intensas, vivem buscando a adrenalina da paixão, quando o relacionamento se torna rotina, eles buscam a adrenalina novamente. São pessoas que SÓ CONSEGUEM amar a si mesmos. E 99% das vezes não confia na pessoa que conquistou por que pensam:
*Se ela ficou comigo quando eu era comprometido, quem me garante que ela não vai fazer de novo.
E com esse pensamento se permitem trair de novo, e de novo e de novo.
- O manipulador
Aquele tipo que compra tudo que precisa, conquista a família e amigos, o gente boa, mas com o tempo, vai te isolando dos amigos e da família, e quando estão a sós, ele pode não te bater, mas faz um “terrorismo” emocional, falando o quanto você deixa a desejar. O quanto ele é bom e você é incapaz. Depois de um tempo você se vê ISOLADA, e com baixa auto estima.
- O QUE NÃO QUER MUDAR
Sabe aquele tipo de pessoa que deixa claro que se não for do jeito dele O TEMPO TODO, ele não quer. Como se tivesse entrado em uma máquina do tempo, fechado a porta e ficado lá. Todo domingo vai almoçar com a mãe, e ai da namorada que sugere fazer algo diferente. No ponto de vista dessa pessoa o importante é estar bom para mim. Os outros que se adaptem. Isso mostra que não esta pronto para relacionamento.
- O APARECIDO.
Aquele ou aquela que chega pedindo para pessoa criar um Facebook junto, acha ruim porque OUTRA PESSOA curtiu ou comentou a sua foto, e responde as pessoas no Facebook, etc., Pessoas assim querem que o mundo do companheiro seja só delas, e forçam a pessoa a “não” ter vida social, é uma mistura de todos os acima antes citados. Buscam fazer parte de alguma coisa, e geralmente não ouviram muitos NÃOS dos pais quando crianças, e hoje desconhecem os limites “normais” para se viver em um relacionamento.

Existe mudança para todos esses casos: SIM -  mas só se a própria pessoa RECONHECER E QUERER MUDAR.

Mudar o outro é impossível, podemos apenas mudar a nossa reação como nos sentimos sobre a pessoa ou a situação.
Mas também temos o dever de nos policiar para não deixar que outra pessoa nos roube de nós mesmos.

Existem relacionamentos que a pessoa demonstra sinais de “ciúmes” e descontrole. O que fazer para cortar isso?

A solução não é simples, mas é eficaz.
Lembrando que não são regras, mas em maioria funciona.

Não alimente a paranoia do outro.

Se a pessoa pega no seu pé para excluir o Facebook, bloqueie o seu namorado, mas não o exclua. Você teve uma vida antes dele, e ele terá de conviver com isso. Se ele não sabe lidar com o seu Facebook, o problema é dele, não seu. Não pegue problema do outro para você.

Se ele falar que não quer que você use um cero tipo de roupa, use quando o encontrar. Se ele for embora ou te tratar mal, esta na hora de rever o relacionamento, isso para se tornar um abuso físico são muito próximos. CUIDADO! Mas se ele ficar chateado algumas vezes e perceber que você é mais que uma roupa, aos poucos ele entenderá que ele tem você e a roupa é apenas um adorno. E isso deixará de ser um problema com o tempo.

Se ele for manipulador, o que não quer mudar, o da troca, entenda.
Você nunca será o amor dele, o prazer dele sempre estará em primeiro lugar, recomendo a (re) pensar o relacionamento. 

Reflita: Eu quero estar ao lado de alguém que eu não existo?


Esse texto é um convite a reflexão.
Relacionamento, são sempre 2 pessoas querendo fazer dar certo, mas o principal é sempre lembrar:
- Como ele te conheceu? (sorridente, brincalhona, gosta de moda, etc)
- Quem ele era quando começou a namorar? (alegre, tinha muitos amigos, etc)
- Por que vocês se apaixonaram? (porque o diferente dele te completava, ou vice e versa)

Não SE perca em um relacionamento, e não tire a essência do outro, a base de qualquer relacionamento é o respeito. Tenha pelo seu companheiro, mas principalmente TENHA POR SI MESMO!

Quer aprender a amar? Ame o outro do jeito que ele é. 
Mas PRINCIPALMENTE SE AME DO JEITO QUE VOCÊ É. Não tem coisa pior do que morrer mesmo estando a respirar. SE AME!


Obs. da autora.
O texto esta escrito como uma mulher falando de um homem, mas pode ser lido como o contrário. E é apenas um ponto de vista, não quer dizer que é UMA LEI/REGRA, apenas mais um dos lados de outros que podem existir.



Deborah Surian

Nenhum comentário:

Postar um comentário