quinta-feira, 5 de maio de 2016

Moldagem/modelagem no PNL - Geral/Específico



Geral/Específico – Moldagem/modelagem no PNL

Quanto mais geral um modelo, mais ele pode ser aplicado a uma ampla variedade de situações. Entretanto, quanto mais geral, menos informações oferece a respeito de situações específicas. A fórmula E=mc2 aplica-se a todo o universo, mas não nos mostra como fazer um fósforo ou construir uma bomba. Os modelos mais limitados e específicos podem oferecer informações mais detalhadas e proveitosas. Um elemento importante de qualquer modelo é saber o alcance do campo que ele descreve. Por exemplo, a PNL é um modelo maravilhoso, mas não é diretamente útil para projetar o motor de um carro ou mostrar a um médico como fixar um osso quebrado.

Criação/Aplicação

Um novo modelo é criado quando um campo de experiência (por exemplo, "partícula") é usado para descrever outro (por exemplo, elétron) metaforicamente, desenvolvendo-o por meio de testes, afirmações sobre como aplicar e aperfeiçoar essa metáfora pela matemática, etc. O salto inicial criativo é seguido de muito trabalho para desenvolver receitas e procedimentos detalhados que o tornam útil. Foram necessários mais de cento e cinquenta anos, a partir da descoberta de Michael Faraday sobre a indução eletromagnética (uma agulha suspensa por uma linha próxima a um fio, movendo-se em resposta à uma corrente no fio), para chegarmos aos geradores gigantes das atuais usinas elétricas.

Depois que um modelo é criado, ele pode ser aplicado a outras situações dentro do campo que descreve ou, em alguns casos, aplicado com sucesso em outros campos. Na PNL, Richard Bandler, John Grinder e outros, desenvolveram uma série de modelos, (e emprestaram outros), enquanto a maioria da "modelagem" feita por outros (incluindo nós mesmos) têm sido, na verdade, aplicações desses modelos. Nós presumimos que a maior parte das tarefas de modelagem também será dessa natureza: aplicações dos modelos da PNL a um campo e a um objetivo específicos, em lugar da criação de um novo modelo. Contudo, se alguém for capaz de criar um novo modelo, isso será maravilhoso.

Naturalmente, existem muitos outros modelos disponíveis para compreendermos o funcionamento humano, a cura e o desenvolvimento. Alguns, como a cura pelos cristais ou o equilíbrio da aura, não compartilham a epistemologia da PNL - a exigência de testes rigorosos, etc. Outros, como a medicina alopática tradicional, compartilham a epistemologia da PNL (pelo menos teoricamente), mas sua metodologia e campo principal de aplicação são muito diferentes (apesar de existirem algumas semelhanças).

Aqueles que gostariam de explorar a maneira de adaptar ou descrever outro modelo para incluí-lo na prática da PNL, deveriam examinar o outro modelo em todos os três níveis (epistemologia, metodologia e tecnologia), para determinar se há (ou se poderia haver) uma compatibilidade básica entre ele e a PNL.

(Continua no artigo: O projeto da modelagem)

Publicado nos Golfinhos nº 58 e 59 de NOV e DEZ/99
Escrito por: Steve Andreas
fonte: golfinho.com.br
Tradução: Denise Bolanho
Categoria: Artigos para Iniciantes em PNL

Nenhum comentário:

Postar um comentário