quarta-feira, 11 de maio de 2016

Como ter uma franquia e ter sucesso em 5 dicas!

Recebi este Texto e achei super coerente. Como ter uma franquia e ter sucesso em 5 dicas!




Abaixo, os especialistas listam cinco cuidados necessários ao escolher uma microfranquia para investir:

1.       Pesquise as marcas e os franqueadores
Não tome decisões por impulso. Avalie e compare marcas, pesquise o franqueador, inclusive em sites como Reclame Aqui e outros do gênero.

"Todo cuidado é pouco. Há muitas microfranquias mal-estruturadas, em que o franqueador não tem unidades próprias. Dessa forma, ele não tem conhecimento sobre a operação para repassar ao franqueado. O mesmo cuidado vale para microfranqueadoras que têm várias operações: não é possível ser bom em tudo", afirma.

2.       Faça uma autoanálise
Segundo Claudia Bittencourt, o microfranqueado acaba tendo características que diferem de franqueados que operam negócios maiores e de maior complexidade.

"Para um empresário que vai operar sozinho, liderança pode não ser um aspecto muito importante. Por outro lado, o foco comercial e de vendas deve ser fortíssimo, pois ele será o responsável por fazer o negócio acontecer. É um trabalho árduo que exige muita dedicação. Além disso, ele precisa de disciplina para se dedicar ao negócio sem que haja interferências externas e ser perseverante, não desistir facilmente."

3.       Tenha afinidade com a atividade
As microfranquias operam, geralmente, apenas com o dono ou com um ou dois funcionários. Por isso é fundamental que o franqueado tenha afinidade com o ramo, de acordo com Rizzo.

 "Muitas das reclamações em microfranquias começam já no treinamento. A princípio, franquia não exige experiência anterior na atividade, mas, se o franqueado tiver alguma, pode ser mais fácil."

4.       Fale com franqueados e ex-franqueados
São eles que vão contar como o negócio funciona na prática, segundo Bittencourt.

"Questione sobre o que a franqueadora oferece: treinamentos, manuais de operação, materiais de divulgação, solução de dúvidas. São aspectos essenciais para um negócio ter sucesso. Como a pessoa começa praticamente do zero, formar a primeira carteira de clientes é um superdesafio, e a franqueadora tem que estar junto nesse momento, preparando e orientando o franqueado."

5.       Não invista todo seu dinheiro
Antes de assinar qualquer contrato, considere o capital que tem disponível e não gaste tudo. Reserve uma parte para ter um fôlego no começo do negócio. Lembre-se de que, além do investimento inicial para entrar no negócio e do capital de giro necessário para manter a empresa funcionando enquanto não começa a dar retorno, há ainda os gastos pessoais ou da família.

"O ideal é considerar qual será o pró-labore do franqueado logo no início e saber como vai se manter enquanto o negócio está em período de maturação", diz Rizzo. Isso pode ser feito mantendo uma reserva financeira ou tendo outra fonte de renda.

Larissa Coldibeli
Colaboração para o UOL, em São Paulo 29/04/2016


5 cuidados para não perder seu dinheiro ao investir em franquias baratas5

Em momentos de crise econômica, o empreendedorismo surge como alternativa ao desemprego ou para ampliar a renda. Nesse cenário, as microfranquias –aquelas com investimento inicial de até R$ 80 mil, segundo classificação da ABF (Associação Brasileira de Franchising)– viram uma opção atraente para empreendedores com capital reduzido, segundo consultores ouvidos pelo UOL.

"As microfranquias têm resultados proporcionais à sua capacidade de atendimento e vendas e à sua estrutura de custos. Não necessariamente uma microfranquia representará microfaturamento. Dependerá muito da capacidade de trabalho do franqueado e do quanto ele está disposto a se dedicar ao negócio", diz Claudia Bittencourt, consultora do Grupo Bittencourt, especializado em franquias.

Abaixo, os especialistas listam cinco cuidados necessários ao escolher uma microfranquia para investir:

1.       Pesquise as marcas e os franqueadores
2.       Faça uma autoanálise
3.       Tenha afinidade com a atividade
4.       Fale com franqueados e ex-franqueados e pessoas do mercado
5.       Não invista todo seu dinheiro


Quer ter a sua franquia com baixo risco e investimento?
Nos contate contato@cnls.com.br

11 97037-6310

Nenhum comentário:

Postar um comentário